segunda-feira, 27 de novembro de 2023

AS RESPOSTAS DE DEUS



As respostas de Deus
1Rs 18:37Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que a ti  fizeste retroceder o coração deles
Deus sempre responde à nossas orações?
Deus sempre ouve as orações feitas em verdade, isto é, quando o coração busca sua presença e descansa Nele. Entretanto, nem sempre a resposta do Senhor é “sim”. Ele pode nos responder “não” e “espere”. (Sl 34.4, 37.5)
Ele pode nos responder sempre “sim” quando estamos ligados a Ele totalmente: Jo 15:7 "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.". 1Jo 5:14,15 “14 E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos”. Um pai não dá tudo o que o filho pequeno lhe pede, porque a criança não sabe o que é melhor para si. Por exemplo, se o filho menor pede a chave do carro, o pai não lhe dá, pois ele ainda não está apto para dirigir… Ao filho adulto, entretanto, que tem uma conduta que alegra o coração do pai, nada lhe é negado, não é verdade?
O Senhor respondeu “não” a homens fortes na fé e que nos deixaram exemplo de vida e comunhão com Deus. É o caso de Moisés, que pediu ao Senhor para que o deixasse entrar na Terra Prometida. O Senhor foi enfático com a resposta negativa: Deut 3:25-28 “25 Rogo-te que me deixes passar, para que veja esta boa terra que está além do Jordão; esta boa montanha, e o Líbano! 26 Porém o SENHOR indignou-se muito contra mim por causa de vós, e não me ouviu; antes o SENHOR me disse: Basta; não me fales mais deste assunto; 27 Sobe ao cume de Pisga, e levanta os teus olhos ao ocidente, e ao norte, e ao sul, e ao oriente, e vê com os teus olhos; porque não passarás este Jordão. 28 Manda, pois, a Josué, e anima-o, e fortalece-o; porque ele passará adiante deste povo, e o fará possuir a terra que verás”.     Sabemos que havia também um propósito para a resposta do Senhor, pois Moisés simbolizava a “lei” e Josué, que o seguiu, simbolizava “Jesus” ou a “graça”. Somente através da “graça”, que nos foi revelada em Jesus, é que podemos entrar na “Terra Prometida” (a herança gloriosa dos remidos). Somente pela graça é que teremos as respostas de Deus para a nossa vida.
Paulo também recebeu uma resposta negativa do Senhor, quando lhe pediu para que tirasse o seu espinho na carne: II Cor 12:7-10 “7 E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 8 Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. 9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 10 Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte”. O Senhor lhe disse que não o tiraria, pois a sua graça lhe bastava. A presença daquele espinho manteria Paulo em humildade e total dependência de Deus.
Houve um homem de Gadara, que foi liberto de uma legião de demônios (Mc 5.1-20). Ele pediu a Jesus para que o deixasse ir com Ele no barco, e fazer parte da equipe dos discípulos. "Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti."  (Marcos 5.19). O Senhor tinha planos muito maravilhosos para aquele homem, sua família e sua cidade.
Salmos 42:5 “5 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei a Ele, meu auxílio e Deus meu”. Muitas vezes, também, em nosso “imediatismo”, queremos a resposta do Senhor logo após a nossa petição, e Ele nos responde “espere”. O tempo de Deus é sempre o melhor para nós.
Portanto devemos nos lembrar das recomendações do apóstolo Paulo: Rom 12:11-12 “11 Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; 12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;” 
Quais são os requisitos para que a nossa oração seja respondida por Deus? Existem alguns requisitos básicos, que a Palavra de Deus nos aponta, para que a nossa oração seja ouvida pelo Pai Celestial, vejamos:
1. Orar com fé.  Hb 11:1 “1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”. Hb 11:6 “6  Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. Devemos crer que Deus quer que oremos e que creiamos em suas promessas: Mc 11:24 “24 Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis”. (exemplo: a oração de Elias no monte Carmelo – chuva abundante – I Reis 18:41-46).
2. Ter o coração contrito ou quebrantado. Toda oração verdadeira implica em atitude de humildade diante do Senhor. A própria postura do crente na oração já mostra a dependência de Deus (ajoelhado, por exemplo – ás vezes Deus pede que nos rendamos à sua presença, mas, ou por orgulho, ou por achar que é coisa da nossa cabeça, deixamos de ouvir e obedecer a voz de Deus). II Cr 7:14-16 “14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 15 Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. 16 Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias”.
3. Liberar o perdão e fazer boas obras. Isaías 58:6-9 “6 Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? 7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? 8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda. 9 Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, e o falar iniquamente;”
4.  Ser sincero diante de Deus. Não adianta colocar máscaras no rosto para orar. Deus conhece o nosso coração e a nossa estrutura. Ele sabe o que está dentro de nós, e quer nos abençoar com purificação e santidade, em sinceridade. Jeremias 29:12-13 “12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.”
5. Ter os pecados resolvidos diante do Senhor, tornando-se “justo” em Cristo. Tiago diz que a oração do “justo” pode muito em seus efeitos.  Isaías 59:2 “2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”. I João 1:9 “9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”. Tiago 5:16 “16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”
6. Ter o coração obediente à Palavra de Deus. Todo filho obediente alegra o coração do Pai e Ele tem prazer em conceder os desejos do coração do filho. I João 3:22 “22 E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista”. (Exemplo: as orações de Jesus durante o seu ministério terreno).
O que pode significar o silêncio de Deus para nós? Muitas vezes parece que Deus está em silêncio quando lhe pedimos que aja em nosso favor e sua resposta parece demorada. Ás vezes “não há vento” para mover o nosso barco do lugar, ou mesmo podemos estar sob fortes temporais… Entretanto essa quietude nos deve levar à maturidade cristã (Salmos 23:4 “4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”), à confiança plena em suas promessas (Hb 10:23 “23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu”), lembrando que, se Ele é o capitão do nosso barco, então jamais iremos naufragar (Mt 8.23-27)
A nossa fé é provada Tiago 1:2-4 “2 Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; 3 Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. 4 Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma”. Nós precisamos ser aprovados e crer que Deus nunca nos deixará, jamais nos desamparará Dt 31:6 “6 Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.”
Desafios: Procure desenvolver sua comunhão com Deus através da oração (1Ts 5:17 “orai sem cessar”). Ore mais (Mt 26:40 não adormeça como os discípulos). Separe um tempo especial para adorá-lo e para apresentar-lhe as suas petições com ações de graças (Fp 4:6 “6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças). “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.(Jo 15:4).     Sl 46.1-11

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Morte na Panela - Vida pelo Trigo



MORTE NA PANELA - VIDA PELO TRIGO
II Reis 4:38-41 “38 Depois Eliseu voltou a Gilgal. Nesse tempo a fome assolava a região. Quando os discípulos dos profetas estavam reunidos com ele, ordenou ao seu servo: "Ponha o caldeirão no fogo e faça um ensopado para estes homens". 39 Um deles foi ao campo apanhar legumes e encontrou uma trepadeira. Apanhou alguns de seus frutos e encheu deles o seu manto. Quando voltou, cortou-os em pedaços e colocou-os no caldeirão do ensopado, embora ninguém soubesse o que era. 40 O ensopado foi servido aos homens, mas, logo que o provaram, eles gritaram: "Homem de Deus, há morte na panela! " E não puderam mais tomá-lo. 41Então Eliseu pediu um pouco de farinha, colocou no caldeirão e disse: "Sirvam a todos". E já não havia mais perigo no caldeirão.”
Hoje, muito mais do que naqueles dias, percebemos que o povo está com fome, fome de amor, as pessoas carecem de amor, elas carecem de DEUS em suas vidas. I João 4:16 “16 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele”.
Como podemos saciar a fome das pessoas com tanta coisa estranha crescendo à nossa volta.
O perigo de ser enganado pelas aparências. Às vezes, as coisas não são o que parecem. São muitos os venenos que entram na igreja ou em nossos lares de maneira sutil, são trazidos de fora por Satanás e vai destruindo relações, corrompendo valores, rompendo laços que poderiam ser duradouros e abençoados, produzindo assim, destruição e morte.
Um das observações desse texto é: aquele que foi pegar as ervas para fazer o cozinhado, não “conhecia” que aquela erva era venenosa e que certamente mataria quem a comesse.
Esse desconhecimento em pegar determinadas “ervas” e levar para dentro de casa, ou da igreja, é que podem contaminar e até matar a muitos. Precisamos saber o que está entrando em nossos lares, que tipo de alimento estamos colocando diante de nossos filhos, esposas, e, na igreja diante dos irmãos.
Cite alguns exemplos de ervas traiçoeiras: maledicências, críticas, fofocas, liberalidade, indisciplina, insubmissão, desobediência, achismos, certos programas de TV, internet, etc. Este "ervas" são constantes no nosso dia-a-dia vão como que embaçando nossos olhos para ver a face do PAI. Endurecemos nossa sensibilidade ao Espírito Santo e isso nos faz perder a intimidade e temor a DEUS, nos fazendo aos poucos deixar de ter prazer na adoração, no louvor, no ler e meditar na PALAVRA DE DEUS e no ouvir a Sua voz.
Como perceber o veneno na panela?
Vida cristã não é uma sala vip, um parque de diversões, nem uma colônia de férias. Neste mundo enfrentamos fraquezas, doenças, dor, lágrimas e morte. Aqui não é o céu.
Achar que tudo é ação do demônio é uma espécie de freudianismo (não temos consciência da natureza das nossas ações) evangélico, em que as pessoas são levadas a crer que elas não são responsáveis diante de Deus pelos seus atos, mas apenas vitimas do sistema demoníaco.
Mas, como perceber se o que estamos vivendo e a maneira como estamos vivendo tem veneno e pode estar cheio de morte?
• Quando diminui nosso compromisso e consagração;
• Quando estamos desmotivados a tomar nossa cruz;
• Quando somos mais tolerantes e liberais com o pecado;
• Quando diminui nosso desejo de participar da adoração ao Senhor;
• Quando nos afasta da comunhão com os irmãos;
• Quando a palavra pura do Evangelho traz desconfiança (não é bem assim);
• Quando o que está acontecendo no mundo pareça normal e aceitável.
• A cura pela farinha, a Palavra no poder do Espírito Santo
João 6:51 “51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”. João 12:24 “24 Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto”. A farinha procede do trigo. O trigo, todos nós sabemos, refere-se ao Senhor Jesus. O Senhor Jesus é esse trigo que caiu na terra e morreu para produzir muitos grãos. A vida que está no grão de trigo só pode fluir se a semente morrer. A casca deve ser quebrada para que a semente germine. Isto nos fala de quebrantamento. Quando somos quebrados, a vida de Jesus que está em nosso espírito flui para alimentar os outros. Outra coisa importante é onde estamos semeando, será que estou lançando minhas sementes em terras férteis, ou terras improdutivas? Temos que ter o cuidado de não gastarmos muitas sementes por muito tempo em terra onde nunca irá frutificar. Se você acha que deve insistir numa terra assim, cuidado para não paralisar a obra de Deus na tua vida e as promessas que ELE tem. É preciso ser sábio e ter uma visão ampliada.
A morte é afastada quando colocamos na panela o pão da vida, a genuína Palavra de Deus. Temos visto que Deus se manifesta na simplicidade e através de pessoas que vivem o Reino de Deus, que buscam, que adoram, que oram, que tem temor, que confiam, que são ousadas, que não se envergonham.
É tempo de buscarmos um avivamento que tenha a Palavra de Deus como centro, como aconteceu no avivamento apostólico e nos outros grandes avivamentos ao longo da história. Quando nos depararmos com momentos de morte, sabemos que JESUS é a solução, a Palavra de Deus é nosso melhor conselheiro, o Espírito Santo é nosso melhor amigo.
O fato é que sempre haverá fome na terra e especificamente essa fome de Deus, das coisas espirituais. Jesus vendo a multidão, já ao final do dia, disse aos discípulos: "Dai-lhes vós de comer" (Lc 9:13). Está sob a responsabilidade da Igreja prover o mundo da comida espiritual que é a Palavra de Deus.

Não vivamos pelas coisas (ervas mortais) que o mundo oferece nos, mas vivamos pela Palavra de Deus, pois esse mesmo mundo precisa de nós pra conhecer o verdadeiro sentido da vida.

domingo, 13 de agosto de 2023

O LÍRIO ENTRE OS ESPINHOS


Texto: (Cantares 2:1,2) “Eu sou a rosa dos campos de Sarom; sou o lírio dos vales. Como um lírio entre os espinhos, assim é a minha amada entre as outras mulheres”.

Introdução:
Desde os primeiros séculos da era cristã, a história de Salomão e sua amada é interpretada como uma figura sobre Jesus e a igreja. Jesus é a Rosa de Sarom, é o Lírio dos Vales. SAROM HOJE é um lugar lindo entre as montanhas da Palestina e o Mar Mediterrâneo, cheio de pastos verdes e flores coloridas. A rosa de sarom é conhecida por ser uma flor especial, desejada, caríssima e de beleza inigualável. Na época do Reinado de Salomão esse lugar era diferente. Era um lugar deserto, lugar meio que esquecido, onde se cultivava poucas coisas. Uma rosa no meio de um lugar deserto era uma novidade, alvo de atenções, e seu perfume poderia facilmente correr longe com o vento do deserto. Sua beleza encantava olhares sedentos. Assim é Cristo hoje no meio do deserto aparecendo para sua Igreja, Ele é o centro das atenções, seu cheiro é prazeroso em nossa alma e sua beleza incomparável. Observe também o Lírio dos vales, mesmo lá no vale onde se encontra muita sujeira que cai das montanhas ele nasce no meio das sujeiras de galhos, folhas secas e outras coisas e sempre fica branco, e é avistado ao longe pela sua brancura.

No evangelho de Mateus encontramos Jesus dizendo:  Mateus 6:28-30: "E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?",então, vemos que nem Salomão, em toda sua glória e riqueza, se vestiu tão belo como essa flor. O lírio é apreciado também pelo seu esplendor e pelo seu perfume. Observamos, entretanto, o destaque de que o lírio nasceu entre espinhos. Espinhos ilustram as dificuldades, tormentos, aborrecimentos, tristezas enfim, os dissabores desta vida. Embora cercado de espinhos o lírio  nasce e encanta a todos. Parece alheio às dificuldades à sua volta. Certamente lhe foi difícil florescer em meio àquele espinheiro, mas a verdade é que ele enfrentou todos eles, deu uma volta aqui, passou exprimido e arranhado ali e finalmente pode receber a luz do sol.

A Igreja, a amada do Senhor é também comparada ao lírio, ou seja, nós, como amados de Deus, teremos que enfrentar os espinhos na nossa vida. Em verdade nós podemos viver cercados de espinhos a vida toda, e isso é quase certo. Qual pessoa, qual família, qual casamento, qual trabalho não tem os seus espinhos? Eles podem ser: uma doença na sua casa, uma dificuldade financeira, uma falta de emprego, um desânimo, uma desarmonia conjugal, uma depressão, um acidente, um relacionamento conturbado e tantas outras coisas. 

Quanto aos espinhos Jesus já nos disse que eles estariam presentes na nossa vida. Em João 16:33 lemos:  "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo"

Não podemos esquecer, jamais, que somos amados de Deus e que Ele é fiel à sua palavra e, portanto vai cuidar de nós.

Em Cristo, como o lírio, somos lindos porque somos remidos pelo seu sangue, alimentados pela sua palavra e guiados pela ação poderosa do Espírito Santo em nossa vida.

1 – Onde a igreja está plantada? Onde você está plantado?

Talvez você esteja em angústias, sendo confrontado com os seus valores antigos do velho homem, ou sendo levado a renunciar os deleites da alma, a crucificar a carne. O lírio entre os espinhos nos dá a idéia de uma situação incômoda e de sofrimento. Mas,
Jesus vê a beleza da Sua Igreja. Em meio a tanta sujeira, destruição, violência e miséria, há algo que enche os olhos do Senhor. Há algo que O agrada.
Há algo que chama a Sua atenção. E esse algo é a beleza da Sua Igreja. É a beleza da nova criação : você. Você tem a beleza da santidade de Cristo. Você tem a beleza da justiça de Cristo. Jesus, ao morrer por nós, nos tornou justiça de Deus. Isso significa que, aos olhos de Deus, não somos mais considerados pecadores, mas sim justos - nós que recebemos Jesus como nosso Senhor e Salvador e aceitamos o Seu sacrifício. (II Coríntios 5:21 “21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”)

2 – Reações aos espinhos (sofrimentos):

Você quer fugir, abandonar o barco, livrar-se do incômodo. Um lírio não foge. Planta não foge. Se for retirada do próprio lugar de forma indevida, poderá murchar e morrer. Muitas pessoas abandonam o lar, o emprego, a escola, a igreja, fugindo dos incômodos, os espinhos.

3 – Em tudo há um propósito:

O nosso Pai tem controle sobre todas as coisas e você está aí, plantado neste lugar, nesta cidade, nesta célula, nesta igreja, por um propósito e uma direção de Deus (a não ser que pela própria direção de Deus o lírio tenha que ser arrancado de um lugar e plantado em outro, sempre haverá uma série de mudanças e adaptações, por isso é preciso ser de Deus, senão, ao transplantar a flor, ela poderá murchar ou até mesmo secar). PORTANTO, cumpra a sua missão, persevere. Veja o que Deus disse a Daniel: Daniel 11.32b  “mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo (fará proezas)” Analise o que diz o Salmo 92.13,14 “Os que estão plantados na Casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes”.

4 – O lírio é muito diferente dos espinhos

Mostre a diferença onde você estiver. Somos sal da terra e luz do mundo – Mateus 5:13,14 NTLH “Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam. Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte”. Mostre a beleza cristã, o contraste em relação à vida do ímpio.  Malaquias 3:17,18 “E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos, naquele dia que prepararei, serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve”.

5 – O lírio tem perfume

2 Coríntios 2:14,15 “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, tanto nos que se salvam como nos que se perdem”. O lírio tem perfume, espinho não tem. Exale seu bom perfume de Cristo em seu modo de viver, modo de falar, de relacionar com os outros mesmo que sejam espinhos.
Conclusão:
Tiago nos instrui que as tentações, desafios, dificuldades vem para o nosso crescimento e fortalecimento. Veja: Tiago 1:2-4 NTLH “2Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. 3Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. 4Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!” Veja o que diz Eclesiastes 7:8 “Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o (paciente) longânime do que o (arrogante) altivo de coração”.
Quanto aos espinhos, lembre-se: "A flor amassada gera mais perfume" Não importa o tamanho do seu espinho, devemos sempre resplandecer como luzeiros no mundo (Mt 5.14,16), apesar das dificuldades temos que ter em mente que só serão aprovado aqueles que foram testados. Qual será sua atitude em face dos espinhos no casamento, nos relacionamentos, no trabalho, nas finanças, na igreja? Alguém vai fugir? Lembrem-se Lírios não fogem, eles estão plantados, eles se esforçam para ser a mais bela flor de todas!!!  
Lírio tem perfume. Exale o bom perfume de Cristo em seu modo de viver. Você tem toda a habilidade que precisa para ser santo e continuar a encher os olhos do Senhor de alegria com a tua beleza. O mundo precisa sentir esse perfume, o mundo precisa enxergar a tua beleza. Deixe que tua beleza e teu perfume atraiam as pessoas a Cristo. Você é lírio e não espinho. Você é justo e não pecador. Você é diferente, então seja diferente.

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

CINGIR-SE COM A VERDADE


A ARMADURA DE DEUS - CINGIR-SE COM A VERDADE
Efésios 6:10-14 “10 - No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 - Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos (rins) com a verdade, e vestida a couraça da justiça;”
Cingir significa apertar com uma correia, com um cinto; cercar, rodear. Cingir os lombos na época era um passo preparatório para a batalha. 
Vamos ver o que diz em Êxodo 12:11 “Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.” Deus manda o povo cingir-se a fim de sair do Egito para depois tomar posse da terra, da herança do Senhor.  Efésios 1:13 “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” A Palavra da verdade traz salvação e saúde espiritual, nós somos marcados e temos uma aliança com Deus.
João 17:17 “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” Precisamos crescer e amadurecer com o cinto nos apertando em santidade, por isso muitas vezes Deus nos disciplina em relação à santidade, a fim de não nos esquecermos quem somos – santos lutando contra o pecado.
Efésios 4:17-24 “17 - E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. 18 - Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; 19 - Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. 20 - Mas vós não aprendestes assim a Cristo, 21 - Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; 22 - Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 - E vos renoveis no espírito da vossa mente; 24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” A verdade nos tira da ignorância e do engano, ela nos confronta, ela nos leva a mudanças.
João 4:24 “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” A adoração é um estilo de vida, precisa ser genuína.  Verdadeira adoração está  ligada à obediência.
AFINAL DE CONTAS O QUE É A VERDADE?
João 1:14 “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Jesus é a verdade.
II Timóteo 2:15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” A Palavra de Deus é a verdade.
I João 5:6 “Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.”O Espírito Santo é a verdade.
I Timóteo 3:15 “Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. A Igreja, ou seja, nós como igreja precisamos ser o esteio da verdade, o amparo, a proteção.
João 8:32 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Se a verdade liberta, Ela liberta do que?
DA REALIDADE. Como assim? Onde Deus tem seus princípios estabelecidos? – Sobre a verdade. Isso significa que não é a realidade que deve se sobrepor sobre os princípios, mas sim a realidade precisa se alinhar com a verdade, com a PALAVRA, COM JESUS, COM O ESPÍRITO SANTO.
Qual é a realidade em nós hoje, que vivemos hoje? É doença, é dificuldade financeira, é dificuldade no casamento, é dificuldade em viver em santidade, na educação dos filhos, nos relacionamentos, qual é a nossa realidade hoje? O que se sobressai em nós hoje: A palavra da verdade ou a realidade?
Vamos ver um exemplo na Bíblia:
João 21:18 “18 Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.”
Atos 12:1-10 “1 - E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; 2 - E matou à espada Tiago, irmão de João. 3 - E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos. 4 - E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro escoltas de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa. 5 - Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus. 6 - E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão. 7 - E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. 8 - E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me. 9 - E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão. 10 - E, quando passaram a primeira e segunda guardas, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.”
Pedro estava preso com a máxima segurança, com dois soldados e preso com cadeias. Ainda assim vejamos como ele estava preocupado, o que ele fazia durante a noite? DORMIA, tranquilamente estava acorrentado e dormindo. Pedro não estava preocupado com a realidade ao seu redor, ele dormia. POR QUE NÃO ESTAVA PREOCUPADO? Deus tinha dado uma promessa a Pedro qual era? João 21:18  “Que ele ficaria velho”. Deus prometera que ele chegaria a ser velho.
Outro exemplo é o de Naamã (comandante do exército da Síria) em II Reis 5: A realidade de Naamã é que ele estava tomado de lepra, então mandaram pedir ao rei de Israel que enviasse o homem de Deus, profeta (Eliseu) para o curar da lepra. Eliseu mandou um mensageiro dizer-lhe que ele se lavasse 7 vezes no Jordão e seria curado. Naamã se indignou, pois queria a presença do profeta para curá-lo, então foi convencido por seus oficiais a mergulhar 7 vezes no Jordão. Pelo que fazendo assim foi limpo da doença. QUANDO UMA PALAVRA PROFÉTICA DE VERDADE É LIBERADA SOBRE NÓS, PRECISAMOS E DEVEMOS OBEDECER. A obediência transformou a vida de Naamã.
O Diabo é especialista em falar as REALIDADES, mas Deus é especialista em falar as VERDADES.
A Grande questão é: Como temos vivido?
Enraizados na realidade atual, ou enraizados na VERDADE DA PALAVRA? 
Esta é apenas o início da preparação para uma batalha, cingir-se com a verdade, estamos prontos?

PÉS PREPARADOS PARA A PREGAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ


PÉS PREPARADOS PARA A PREGAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ
Efésios 6:10-18 “10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,”
O que significa calçar os pés para uma batalha?
            - O calçado nos permite percorrer os caminhos que Deus tem preparado para nós. Na época, os soldados usavam uma espécie sapato ou bota que se caracterizava por possuir uma forte aderência ao chão durante as batalhas Se você estiver empenhado num conflito mortal com um adversário poderoso, astuto, esperto, deve estar alerta para não cair, para não deslizar e escorregar, certificando-se de que os seus pés estão bem calçados. Isso é importante em todas as espécies de conflito físico; e é ainda mais importante na esfera espiritual. Você precisa estar bem seguro de que sabe o que está fazendo e onde está se firmando. É preciso que se cuide para não ver, de repente, tudo fugir de debaixo dos seus pés porque esses não têm como se firmar bem.
O que significa evangelho? E Evangelho da paz?
            - Evangelho significa boas novas. “Evangelho da paz” vem representar a tranqüilidade que recebemos pertinente com o resultado da vitória sobre o pecado, conquistada por Cristo na cruz. Trata-se primeiramente da relação de reconciliação entre homem e Deus. É o que temos em Rm 5.1: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.
A paz não é ausência de problemas, não é um sentimento, mas uma convicção dada pelo Espírito Santo. Esta paz nos dá a certeza que em meio aos problemas estamos alicerçados em Cristo nossa rocha.
O que devemos fazer para manter a paz? Precisamos nos tornar seus verdadeiros promotores. É preciso ter os pés preparados, ou seja, é preciso uma preparação. Preparação para que?
Romanos 16:20 “ E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.”
            - PARA ESMAGAR A CABEÇA DE SATANÁS.
Vamos ver alguns significados de cabeça de acordo com a Palavra em Gênesis 3:15E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
Gênesis 3:15 fala de uma batalha, que batalha é essa? – A batalha das sementes. Existem sementes inimigas? Toda semente é preparada para reprodução, seja qual for seu conteúdo, ela sempre vai reproduzir sua essência.  Quando Lúcifer foi lançado para fora do Paraíso, ele começa então a gerar sementes, sementes de maldade para afrontar Deus, como se estivesse desafiando o Senhor constantemente.  As sementes agora eram na sua essência, totalmente diferentes, tinham natureza e propósitos diferentes e frutos diferentes.
Mas, o que interessa mesmo para nós então é termos os nossos pés preparados para esmagar a cabeça de satanás.
Cabeça neste texto de Gênesis vem do do grego “Rosh”-: que sacode, que estremece, que governa, chefe, príncipe. Cabeça de satanás significa então, uma organização demoníaca, o qual é governada pelo seu príncipe e que é composta por uma hierarquia.
            Então, realmente há uma preparação para que possamos pisar a cabeça da serpente. Nossos pés precisam estar cobertos, para que a serpente não nos morda no calcanhar. Nossos pés devem estar preparados para destruir estas estruturas demoníacas.
Sete modos para estarmos preparados espiritualmente.
1.    (UNÇÃO) - Azeite para ser ativo. Levítico 14:17 “E o restante do azeite, que está na sua mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé direito, em cima do sangue da expiação da culpa;”
A armadura não se tira e não se coloca tem haver com um ajuste no caráter, segundo o caráter de Cristo. A unção nos ativa no propósito do Senhor. Sem unção não podemos esmagar a cabeça da serpente.

2.      (ÁGUA) - Água no Jordão, para passar a Canaã. Josué 3:15,16a “E quando os que levavam a arca, chegaram ao Jordão, e os seus pés se molharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da ceifa),” 16 Pararam-se as águas, que vinham de cima...”
Água – significa palavra de Deus. Unção sem palavra é perigoso. Precisamos estar limpos pela palavra. Temos que caminhar segundo a palavra. A palavra lava nossos pés do pó do mundo. Precisamos estar preparados com a palavra.

3.    (LEITE) - doutrina. Jó 29:6 “ Quando lavava os meus passos no leite, e da rocha me corriam ribeiros de azeite;” Leite – sã doutrina, doutrina bíblica.
Hb.6.1,2 “1 Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, 2 e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno”
ARREPENDIMENTO – Metanóia mudança de mente.
OBRAS MORTAS – Tudo o que fazemos para trazer uma justificação sobre nossas vidas sem a cruz de Cristo.
O muito orar, ou os propósitos não nos tornam mais espirituais, ou aproxima-nos mais de Deus. Temos o caminho aberto ao Pai através de Jesus, a obediência agrada mais do que o sacrifício. Podemos fazer tais coisas, mas com entendimento. Precisamos conhecer o fundamento da palavra de Cristo, para não errarmos nestas coisas.
BATISMOS
Temos nossos pés lavados com leite, para esmagar a cabeça da serpente.
IMPOSIÇÃO DE MÃOS – Não podemos impor mãos precipitadamente.  Esta imposição diz respeito à da ordenação no ministério. Não ordenar precipitadamente a qualquer um, ou neófitos.
RESSUREIÇÃO DE MORTOS
JUIZO ETERNO – Julgamento dos ímpios, sobre o trono do Senhor…
            Quando não temos firmes fundamentos na doutrina o diabo pode nos levar ao erro. Evangelho sem doutrina é como construir na areia.
4.    (VINHO) - Bom Samaritano, cura. Lucas 10:33-34 “33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; 34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;”
Vinho sobre as feridas - O nosso evangelho tem que ter cura.
5.    (LÁGRIMAS) -  adoração. Lucas 7:37-38 “37 E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; 38 E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.”
Os pés de Jesus foram regados com lágrimas – o nosso evangelho tem que ter adoração. Sem adoração não podemos pisar a cabeça da serpente.
6.    (SANGUE) - Os pés no sangue. Salmos 58:10 “O justo se alegrará quando vir a vingança; lavará os seus pés no sangue do ímpio.”
A nossa luta não é contra carne ou sangue. É tempo de deixarmos de fugirmos do inimigo e começar a pisar as suas obras. Deus está levantando pessoas que perseguem o inimigo e trazem os despojos.
7.      (PERFUME) - Pés com perfume, intercessão. Lucas 7:46 “46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.”
Ungüento significa perfume, o nosso evangelho tem que ter adoração e intercessão.
Apocalipse 13:1 “E EU pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.”
Como vencer? Os calçados tem a ver com o evangelho que vivemos da palavra.
Temos que ter fome e sede da Palavra de Deus e estarmos preparados, para que possamos pisar a cabeça da serpente. Com curas e milagres, neste evangelho tem de haver adoração, unção na batalha espiritual, com intercessão diante do altar.
Com isto estaremos preparados com o evangelho da paz, assim prevaleceremos sobre todas estas cabeças. 
Não seremos cativados pela besta e não teremos nenhuma das influencias das demais cabeças.
Nossos pés estarão preparado para batalha. Faz nossos pés como da corça. Para subir novas alturas.