UM DIA DE CADA VEZ
Texto: Lc 12:25,26 NVI "Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma
hora que seja à sua vida? Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão
pequena, por que se preocupar com o restante?"
Introdução:
Olhando
para o futuro. É assim, que a maioria dos profissionais e homens de negócios
gastam grande parte do seu tempo: olhando para o futuro buscando antecipá-lo e
se preparando para ele.
Planejamos nossas ações e fazemos projeção do que esperamos que aconteça amanhã, na semana que vem e nos próximos meses ou anos. E isso é bom, Provérbios 21:5 “Os planos do diligente conduzem à abundância; mas todo precipitado apressa-se para a penúria.”
Planejamos nossas ações e fazemos projeção do que esperamos que aconteça amanhã, na semana que vem e nos próximos meses ou anos. E isso é bom, Provérbios 21:5 “Os planos do diligente conduzem à abundância; mas todo precipitado apressa-se para a penúria.”
E é assim
que deve ser. Planejar nos proporciona um sentido de ordem, direção e
propósito. Antecipar o que pode acontecer em futuro próximo pode nos preparar e
equipar para reagir de modo apropriado. Sem planejamento e antecipação do que o
futuro pode nos revelar, podemos nos descobrir mal equipados para lidar com
fatores e influências relacionados ao trabalho e outros aspectos de nossa vida.
Entretanto, boa parte de nosso
cotidiano é gasto com o inesperado. Ao
acordar não podemos ter certeza do que o dia vai nos trazer. Podemos nos
deparar com situações empolgantes como um novo cliente de peso, oportunidade
para expandir e diversificar os negócios, aumento de salário ou promoção,
visita de um velho amigo, ou algo feliz na família, como podemos também
enfrentar queixas de clientes, prazos perdidos, reveses financeiros, grave
diagnóstico de saúde ou até mesmo um pneu furado.
“A melhor coisa sobre o futuro é que ele chega
um dia de cada vez.” A forma como
vivermos hoje exercerá grande impacto nas experiências que viveremos no futuro.
Fonte eterna de sabedoria, a Bíblia fala sobre o presente e o futuro.
Consideremos
algumas passagens:
. Viva o hoje. “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele” (Salmos 118.24). Com freqüência cravamos os olhos ansiosamente no futuro com nossas esperanças e sonhos e deixamos de valorizar o presente. Viveremos o hoje somente uma vez. Se passar, jamais recuperaremos as oportunidades que ele nos apresentou.
. Não se aflija com o futuro. “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mateus 6.34). Desperdiçamos muita energia nos preocupando e afligindo com o que pode acontecer nos dias por vir. Embora ignorar o futuro seja tolice, só podemos influenciar diretamente no hoje. Se nos esforçarmos para resolver os problemas de hoje, as questões de amanhã poderão ser menos graves do que tínhamos imaginado. Preocupação, medo e horror são clássicos “usurpadores de paz” e causam ansiedade – um sinal certo de que a paz com Deus está em falta.
. Valorize cada dia. "Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!... Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” (Salmos 90.10,12). O tempo passa muito veloz, fato que se torna mais evidente à medida que envelhecemos. Se encararmos cada dia como presente único e especial, compreenderemos a importância de tentar extrair dele o máximo que pudermos.
. Evite procrastinação. Efésios 5:15-16 “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” Você já disse isto?: “Amanhã acharei tempo para resolver isto.” Geralmente quando o amanhã chega, preocupações mais prementes nos afastam do que adiamos. Procrastinação é doença que mata o tempo e destrói oportunidades longamente acalentadas. II Pedro 3:8-10 “8 Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 10 Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.” Nossa noção de tempo é falível, que nossos planos não impõem nosso cronograma a Deus. Nós estamos totalmente sujeitos ao cronograma de Deus e não sabemos quando Ele fará aquilo que lhe apraz, por isso, no Reino de Deus, não podemos fazer amanhã o que podemos fazer hoje. Eu, em particular muitas vezes tenho pecado nisso, adiar alguma coisa para tomar uma boa decisão, para pensar ou se preparar melhor para ela. Mas existem coisas que são urgentes e inadiáveis. Existem também coisas imprevisíveis e inevitáveis. Precisamos reconhecer que cada dia o Senhor que nos dá a
oportunidade de ouvir a Sua voz e obedecer e receber a vida abundante.
Hoje, pra
você, pode ser o dia da salvação, ou o dia de receber o perdão, ou o dia de
perdoar, ou o dia de ser um abençoador, o amigo, o parceiro, pode ser o dia de
uma grande vitória, de alegria, quem sabe, até mesmo pode ser um dia de
tristeza, mas, lembre-se: o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem de
manhã (Sl 30:5).
“A melhor coisa sobre o futuro é que ele chega um dia de cada vez.” Que lição podemos tirar?
Como aproveitar melhor nosso tempo
- Como aproveitar melhor nosso tempo. Colossenses 4:1-5 “1 VÓS, senhores, fazei o que for de justiça e eqüidade a vossos servos, sabendo que também tendes um Senhor nos céus.2 Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;3 Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso;4 Para que o manifeste, como me convém falar.5 Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.”
- Lucas 10:41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
- Estar ocupado, e preocupado em muitas coisas, não significa que estamos vivendo bem. Jesus nos ensina que precisamos aproveitar melhor nosso tempo.Saber aproveitar o tempo é algo que Deus espera de nós. É muito interessante o que Jesus achou da vida das pessoas nos seus dias.
- Marcos 6:31 E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer.” Veja meus queridos que Jesus estava preocupado com o ativismo dos seus discípulos. Creio que Deus não esta atrás de ativismo.
- Veja bem, não são as tarefas a serem feitas, mas o que escolhemos fazer primeiro. A melhor parte é a presença do Senhor, conhecê-lo mais e realizar a sua vontade. Amados quando o apostolo Paulo diz:… remindo o tempo. Creio que Paulo estava interessado a nos mostrar que precisamos viver de maneira diferente. O tempo é algo que não tem como voltar.
- A Bíblia tem muitos versículos sobre este assunto. Mas tem alguns que são muito interessante. 1 Pedro 4:2 “2 Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.” Hebreus 3:13 “13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;”
- Efésios 6:18 “18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” Efésios 5:16 “16 Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.” Galátas 6:9-10 “9 E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. 10 Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” Romanos 13:11 “11 E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário