segunda-feira, 18 de junho de 2012

Andar na Luz


ALIANÇA - ANDAR NA LUZ

1 João 1:5-10
5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.
6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
7 Mas, se andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.
8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. (quem é a verdade? João 14:6)
9 Se confessamos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

· Deus é luz e não há nele treva nenhuma.
· Ter comunhão com Deus implica em andar na luz (praticando seus ensinamentos)
· Jesus morreu na cruz e derramou seu sangue para nos perdoar, trazer paz, alegria, prosperidade, mas é preciso andar na luz.
· Quem anda nas trevas não tem uma vida plena cheia de amor, de alegria, pois vive em mentira.

  • Como podemos manter comunhão com Deus?  Ler a Bíblia, orar, obedecer, ser justo, falar coisas que agradem a Deus.
  • 1 João 2:9-11 – Amar ao próximo.
  • Como podemos manter comunhão com o próximo? Tiago 2:1-4 – Somos todos iguais diante de Deus, o problema é que uns buscam mais a Deus por isso  recebem mais bênçãos.
  • Tiago 4:17 “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando”  - andar em trevas.

HEBREUS 8:10-13 – PRECISAMOS FAZER ALIANÇA COM DEUS. 10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; 11 E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
12 Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. 13Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

Texto Bíblico:  Salmo 32: 8 e 9 “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. Não sejas como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem”.

Isaías 55:8  “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os  meus  caminhos, diz o Senhor”.

João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida  eterna”

João 1:12 “mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”

Romanos 1:18-21 “A ira de Deus se rebela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato”.

Gálatas 5:22-25 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.

Romanos 8:14-17 “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário