segunda-feira, 18 de junho de 2012

A Visão de Sucesso


A VISÃO DE SUCESSO

Mateus 6.33: “Mas, buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. Através dessas simples palavras Jesus Cristo nos ensinou os segredos de uma vida bem-sucedida.
Todas as boas causas e os bons projetos que as pessoas abraçam, são projetos para o sucesso. Na verdade ninguém empreende nada para alcançar o fracasso. Isso parece óbvio, porém, nem tudo o que parece alcançar o sucesso de fato levará as pessoas ao sucesso. Sob a visão de Deus o que o mundo considera sucesso, não é de fato um sucesso.
Exemplo: A Sousa Cruz divulga seus cigarros através de cenas e fotos que mostram o sucesso ligado ao vício de fumar. Isso é um engano pois está provado que o cigarro mata. Para muitos o sucesso é alcançar notoriedade e fama. Porém, grande maioria das pessoas famosas são carentes e frágeis emocionalmente, não têm paz, são inseguros, se esforçam e fingem para se mostrarem fortes e admiráveis diante da sociedade.
Para muitos, o sucesso significa alcançar fortunas e acumular riquezas, mas quantos ricos deste mundo vivem inseguros e desconfiando da própria sombra. Não dormem à noite e estão insatisfeitos apesar de terem alcançado tudo o que possuem, tem muito dinheiro, a melhor cama, mas, não se adquire um sono reparador. Com muito dinheiro se compra as melhores comidas, mas, não se adquire o bom apetite e o estômago sadio.
Para outros o sucesso significa alcançar o poder de mandar, de comandar e falar e ser ouvido e acatado, de ser cabeça e soberano sobre os demais homens, ser um rei, um presidente, governador, ou um político de grande influência. Porém nenhum homem desta terra pode se tornar verdadeiramente todo poderoso para ser inquestionável, perfeito e capaz de fazer tudo o que quer sem sofrer alguma rejeição e oposição. Mas, afinal o que é sucesso? Seria casar-se com uma pessoa linda e cobiçada? Seria ter filhos saudáveis e inteligentes? Adquirir grandes coisas, ter status, poder e alta posição? Tudo isso de fato pode nos fazer pessoa de destaque e até de sucesso, no conceito da sociedade, porém o que a Bíblia mostra é que qualquer sucesso que não seja conquistado pela obediência aos propósitos e princípios de Deus na verdade se torna apenas uma realização natural, carnal e efêmera (passageiro).
De acordo com a Bíblia sucesso significa:
1.                  Voltar-se para Deus com genuíno arrependimento e conversão. João 3:1: Jesus recebe uma visita de um homem que era considerado pela sociedade da época um cidadão muito especial. Nicodemos era um fariseu de destaque, um dos principais da sua religião, venerável do sinédrio. Nicodemos tinha um alto conceito e admiração por Jesus, inclusive o chamou de Rabi, considerando-O um mestre dos mestres. Mas Jesus vendo o que se passava no coração foi direto ao ponto onde ele se mostrava completamente perdido e inseguro: o Senhor lhe revelou a sua necessidade de salvação. Para se tornar efetivamente um homem de sucesso, na ótica de Deus, ele precisa nascer de novo. João 3:7 “Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”. Para Nicodemos se tornar um vencedor diante de Deus ele precisava se arrepender, se converter, voltar-se para Deus para receber seu novo nascimento. João 3:16 “16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Só podem desfrutar da vida eterna, que é a vida não criada que vem do próprio Deus, aqueles que se arrependem dos seus pecados e acreditam no Senhor Jesus como único capaz de lhes dar a salvação eterna.
O novo nascimento ocorre quando o pecador se abre para o Espírito Santo entrar no seu espírito e ali operar a transformação que a Bíblia chama de regeneração. O que a Bíblia ensina é que todo homem que nasceu apenas uma vez, ou seja, no mundo natural, este morrerá duas vezes. Passará pela morte física e pela morte eterna. E todo homem que nasceu duas vezes, ou seja, no natural e no espiritual, este morrerá apenas uma vez. Passará somente pela morte física, e pode até mesmo não morrer nenhuma vez, caso Jesus volte e o encontre vivo aqui na terra. Infelizmente na grande fila do inferno há muitos grandes homens e mulheres que partiram deste mundo com muitas glórias, mas sem experiência de novo nascimento espiritual. Portanto o sucesso no conceito de Deus significa estar preparado para encarar a morte por meio de um genuíno arrependimento, aceitação e confissão do Senhor Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador.
2.                  Um dos fatores mais importante para o êxito da nossa vida espiritual é a “fé”. Gálatas 3:11 “11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé”. Só que para a nossa fé ser bem sucedida, contando com as respostas sobrenaturais de Deus, ela precisa ser expressa por meio de uma atitude positiva e acertada.
Há muitos irmãos que até possuem uma grande fé, mas que falham na hora de demonstrar uma atitude correspondente. A sua atitude é que determina a sua altitude. Se a sua atitude é positiva e acertada, você se eleva espiritualmente, mas se a sua atitude é negativa e desastrada, você se despenca para níveis inferiores.
A Bíblia nos revela que Deus está sempre disposto a nos abençoar, nos ver bem, nos encorajar e dar o fim que desejamos. Entretanto, para nos favorecer Ele precisa contar com a nossa fé e a nossa atitude acertada.
Se você ora: “Deus, faz de mim uma pessoa próspera”, e não toma as atitudes de uma pessoa próspera, então você não irá prosperar.
Se você ora: “Deus muda meu casamento! Dá-me um casamento cheio de leite e mel”. Mas você não adota as atitudes de uma pessoa bem sucedida no casamento, então, você não terá o casamento que deseja.
Se você fala para Deus: “Senhor, faz de mim um líder de sucesso”, mas você não demonstra as atitudes de um líder de sucesso, então não será de fato esse líder.
Fica claro que a atitude certa é fundamental para o sucesso em tudo nesta vida.
3.                  O sucesso na Palavra de Deus significa completar sua carreira espiritual. Em II Timóteo 4:7 “7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”, o cristão mais abnegado e vitorioso que trabalhou incansavelmente para tornar Cristo conhecido dos pecadores, apóstolo Paulo já no fim de sua jornada na terra declarou: combati o bom combate, ou seja, lutei sem cessar em defesa do Reino de Deus. Completei a carreira. Ou seja, não parei no meio do caminho, jamais desviei do propósito de Deus e cruzei a linha de chegada para receber a coroa da justiça que o Senhor me prometeu. Guardei a fé; ou seja, em nenhum momento vacilei e me tornei descrente, ainda que por vezes tenha chorado, gemido e ficado aterrorizado com os ataques do diabo.
O que vemos é que muitas pessoas começam de forma elogiável a sua carreira espiritual na igreja, na célula, mas infelizmente muitos se deixam seduzir pelas ilusões e enganos do mundo pecaminoso, ou até mesmo se tornam religiosos (lembrar de pessoas que passaram pela célula e igreja) pelas tentações do inimigo ou pelas fraquezas da sua própria natureza. E assim são poucos os que cruzam a linha de chegada para o sucesso diante de Deus. São poucos os que se tornam vencedores diante de Deus e se santificam se consagram para o louvor da glória de Deus.
O sucesso real, duradouro e que repercutirá para além da sepultura, você só alcançará se fizer parte da igreja viva e vencedora do Senhor Jesus. Se quisermos ter sucesso na vida aqui e agora, amanhã e sempre na terra, e no além, nós precisamos trabalhar pelo que Deus está edificando para esse tempo e para a eternidade. Deus está edificando sua igreja, por isso quem conduz um pecador à Cristo tem um grande conceito diante do céu.
Jesus delegou à sua igreja o cetro de autoridade que tomou do diabo e o cetro de autoridade que recebeu do Pai. Agora cabe à igreja realizar neste mundo um evangelismo agressivo e de resgate de almas das garras do diabo. Mt. 28: 19-20.
A igreja, nossa célula, precisa ir por todos os lugares lá fora onde os pecadores estão, declarar a eles a oportunidade de arrependimento, para que sejam livres do mal, e lavados pelo Sangue de Jesus. Só a igreja pode anunciar a salvação e o arrependimento e o novo nascimento por meio do Espírito Santo. Por isso Deus espera que nós nos enchamos de ousadia para ir de encontro aos cativos e declarar-lhes a absolvição da morte e a ressurreição do Senhor.
Assim vamos ter aqui em nossa célula, em nossa igreja, verdadeiras pessoas de sucesso.
Nossa célula precisa crescer e multiplicar e povoar esta terra com pessoas lavadas e remidas pelo sangue, pessoas que desenvolvam sua fé, que renovem suas mentes, pessoas que começam e terminam suas carreiras, pessoas que lutam até a vitória, pessoas que não desistem nunca. Pessoas de sucesso.
John C. Maxwell no livro "A Jornada do sucesso": O sucesso é conhecer o propósito da sua vida, crescer para alcançar o seu potencial máximo e lançar semente que beneficiem os outros;
Como você tem trabalhado a questão do sucesso na sua vida?
Isso é o que queremos ver em cada membro da célula. Você é uma pessoa de sucesso!   Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário